16 de abr de 2012

Conheça um pouco mais da história das Paneleiras de Goiabeiras!

A história das Paneleiras de Goiabeiras


Paneleiras de GoiabeirasA panela de barro é uma tradição milenar no Espírito Santo.

A cerâmica em argila queimada era fabricada pelos índios ainda antes da colonização portuguesa, esta tradição se mantém viva graças às paneleiras de Goiabeiras-ES, que, há várias gerações, continuam fabricando artesanalmente as autênticas panelas de barro.

As Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por ser a maioria das artesãs mulheres, residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.

Paneleiras de Goiabeiras -Patrimônio Capixaba

Reconhecida nacional e internacionalmente como objeto de arte popular, a panela de barro não perde sua tradição utilitária. Está associada à genuína culinária espirito santense, principalmente no preparo da muqueca e da torta capixaba.

Raiz da cultura popular do Espírito Santo, a legítima panela de barro capixaba é identificada por um Selo de Qualidade da Associação das Paneleiras de Goiabeiras.

A Associação já se tornou um dos pontos turísticos da cidade, sendo visitada, regularmente, por turistas interessados em adquirir as peças e ver como as mesmas são confeccionadas.

A principal matéria prima, o barro, é extraído na própria região, em jazidas do Vale do Mulembá. A argila, antes de ser usada, passa por um processo para "limpar" denominado "escolha", que consiste na retirada de impurezas, como pedras e restos de vegetais. Em seguida, devidamente envolta em plástico para manter a umidade, fica armazenada, descansando, por uns tempos antes de ser usada.

Associação das Paneleiras de Goiabeiras

Para visitar a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em caso de grupos,deve-se agendar visita pelo telefone (27) 3327-0519.)
Endereço: Galpão das Paneleiras. Rua das Paneleiras, 55, Goiabeiras.
Mais informações: (27) 3327-0519.Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8 às 19 horas.

0 comentários: