11 de set de 2012

Theatro Carlos Gomes Vitória ES

Conheça a história do Theatro Carlos Gomes em  Vitória ,um lugar de cultura e arte na capital capixaba, e um dos mais significativos pontos turísticos do Estado!



O Theatro Carlos Gomes, o mais antigo do Espírito Santo, abriu suas cortinas pela primeira vez em 1927. Localizado no Centro de Vitória, sua inauguração vinha preencher a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, demolido após um incêndio.

Projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão. Administrado inicialmente pelo próprio André Carloni, a primeira peça encenada foi "Verde e Amarelo", de José do Patrocínio e Ruy Pavão, com a Companhia da Revista Tam-Tam.

Em 1929, o Teatro foi arrendado por uma empresa particular, e passou a ser utilizado somente para exibição de filmes.

Somente na década de 50, voltaria a ser espaço de arte cênica. Entram em cena grandes companhias como as de Procópio Ferreira, Eva Tudor, Vicente Celestino e Flodoaldo Viana.

Reinaugurado em 1970, o Theatro Carlos Gomes foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura - CEC em 1983, mantendo-se ativo na apresentação de peças e espetáculos de música e dança. 

O teto do Theatro é uma atração à parte: foi pintado por Homero Massena (1885-1974), que inspirou-se nos grandes nomes da música, em instrumentos e notas musicais para compor o cenário. Coroando a fachada principal, esculturas que fazem menção às artes e, no centro, o busto do grande músico brasileiro Carlos Gomes.

Theatro Carlos Gomes Vitória ES

O Theatro Carlos Gomes está localizado na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória.

 Os turistas que visitam os monumentos do Centro de Vitória contam com o acompanhamento de guias turísticos que prestam informações históricas sobre os pontos visitados. A ação faz parte do Projeto Visitar, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória e o Theatro Carlos Gomes está inserido neste roteiro.

 Os interessados, munícipes ou turistas, poderão conhecer o espaço administrado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com agendamento prévio pelo telefone 3315-5540.

Fonte: Secult

0 comentários: