24 de out de 2012

As 5 Praias Mais Bonitas de Marataízes

Praias Mais Bonitas de Marataízes - Conheça as belas Praias de Marataízes , cidade conhecida turisticamente como a “Pérola Sul Capixaba”!


São quase 26 quilômetros de belas praias  , com grande diversidade, algumas ainda virgens, muitas delas com piscinas naturais, cercadas por recifes.

Ao Sul de Marataízes  podemos encontrar praias formadas por paredões rochosos que se transformam em mirantes naturais, como a Praia das Falésias.

O sol toma conta da cidade  durante o ano todo, o que permite aos turistas visitas em qualquer estação.

Mas tomar sol e banho de mar não é a única opção, pois as praias são ideais para as práticas esportivas, de mergulhos e surfe a esportes de areia – as mesmas areias que revelaram o “Rei dos Reis no Voleibol de Areia” Fábio Luiz Magalhães para o mundo.

Praias mais bonitas de Marataízes


Praia do Siri -

É muito procurada pela proximidade com a lagoa do Siri, separada da praia por uma faixa de areia. Mantém a vegetação de restinga e ares selvagens. Pedalinhos, caiaques e jet ski podem ser alugados na beira da lagoa, que tem bares e restaurantes. Sem dúvida uma das praias mais bonitas da cidade.

Praia dos Cações-

Em frente à Ilha das Andorinhas, esta praia deserta é cercada por morros. Tem ondas fracas, areia clara e fina.

A Lagoa dos Cações, boa para a pesca, fica próxima.

Marataízes-

Com 3 km de extensão, esta praia é rasa, possui ondas fracas e areia fina. Apesar de ser urbana, tem barcos de pesca que partem do lado Norte. No fim do dia é comum o ritual do arrasto — puxada da rede para a areia da praia. Tem hotéis, bares e restaurantes.

Boa Vista-

Uma vila de pescadores e morros cobertos de vegetação rasteira fazem desta praia, um dos poucos recantos isolados do litoral sul de Itapemirim. Ondas fracas quebram de mansinho na areia fina.


Praias de Marataízes

Praia da Cruz

É quase deserta, com algumas casas de pescadores. Possui ondas fracas, areia fina e pedras ao sul e no mar, a cerca de 50m da areia. A praia leva esse nome por causa de uma cruz fincada nas pedras da parte norte.



Praias de Marataízes

Conheça a história de Marataízes:


Marataízes divide sua origem histórica com o município de Itapemirim, cujo povoamento se iniciou em 1539, quando Pedro da Silveira estabeleceu fazenda perto da foz do rio Itapemirim.

 Em 1700 chegavam da Bahia, Domingos Freitas Bueno Caxangá, Pedro Silveira e outros, que se ocuparam da cultura da cana-de-açúcar, dando continuidade à construção do povoado.

( Saiba onde alugar casas para temporadas em Conceição da Barra)

Em 1771, quando os índios Puris atacaram as Minas do Castelo (atual município de Castelo), seus moradores se refugiaram na foz do rio Itapemirim, fundando, naquele local, a Freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio, hoje Barra do Itapemirim.

Devido às facilidades de transporte e à segurança oferecida pelo ancoradouro interno a pequenas embarcações, a Freguesia progrediu rapidamente.

Foi, sem dúvida, o ponto de partida de toda a colonização do Sul do Espírito Santo. O Porto da Barra do Itapemirim era a porta de saída de produtos da terra e a entrada dos primeiros colonizadores. Pela Barra do Itapemirim entraram homens e as máquinas, o progresso, a civilização, a cultura e a arte.

 Pelo porto entraram os vagões da Estrada de Ferro e saiu toda a produção de açúcar, aguardente e café, que já em 1852 era superior a cem mil arrobas, ou seja, mil e quinhentas toneladas.

Em 1º de agosto de 1887 foi inaugurada a iluminação pública na Barra do Itapemirim, a querosene. Em 1901 o engenheiro Emílio Stein iluminou sua oficina e o Trapiche com energia elétrica gerada por um dínamo movido a vapor. Foi a primeira usina elétrica do Estado.

O velho “Trapiche”, que é um precioso patrimônio arquitetônico da segunda metade do século IXX, construído pelo Barão de Itapemirim entre 1860 e 1883, com a finalidade de armazenar os produtos agrícolas e colaborar com o desenvolvimento das atividades portuárias, dando suporte para a exportação de produtos, traduz um ‘algo mais’ da história da origem de Marataízes.


O município de Marataízes foi criado em 14 de janeiro de 1992, pela Lei Nº. 4.619 e instalado em 10 de janeiro de 1997, desmembrando-se de Itapemirim.

Origem do nome Marataízes:

Acredita-se que o nome “Marataízes” tem sua origem da língua tupi-guarani, com o significado “água que corre para o mar”, graças à grande quantidade de lagoas que vão ao encontro de mar.

Mas é comum ouvirmos diversas lendas indígenas, como a da índia Ísis que ao morrer provocou uma euforia e tristeza na tribo, fazendo com que os demais índios gritassem a frase “Mataram Ísis” e, ainda, a da índia Taís, que recebera como presente de seu pai, chefe da tribo, a praia que habitava, daí, “Mar Taís”. Outra versão é de que o nome se origina de uma função da linguagem e da religião utilizada pelos negros que aqui habitavam e tinham como dialeto a língua “marata”, das tribos africanas “bantos”, e que veneravam a deusa Ísis, protetora das famílias.

Fontes: Espírito Santo em Foco e Ecoviagem

Outras Praias Capixabas



Quer ficar por dentro de todas as novidades capixabas? Empregos, Concursos, Cursos e Eventos?

  Então curta a página do Blog Vitória Online no Facebook!

 

0 comentários: