4 de dez de 2012

Conheça o Farol de Santa Luzia em Vila Velha!

Farol de Santa Luzia em Vila Velha - Na categoria Turismo aqui do BVO gostamos de trazer dicas de lugares legais do estado para você conhecer, e hoje vamos falar um pouquinho do Farol de Santa Luzia.



História  e Curiosidades do Farol de Santa Luzia 

Inaugurado em 1871, o farol de Santa Luzia possui 17 metros de altura e está localizado em um terreno rochoso de encosta e íngreme, na ponta de Santa Luzia. 

A iluminação, que inicialmente era feita a querosene, hoje conta com lâmpadas de 3.000 watts, com alcance de 32 milhas marítimas e sistema elétrico produzido na França.

 Ainda em funcionamento, o equipamento é um dos responsáveis pela orientação da navegação na região, que envolve o tráfego de grandes navios nos portos de Vila Velha, Tubarão e Vitória. Pertence à Capitania dos Portos do Espírito Santo e constitui uma área de segurança.


Onde fica o Farol de Santa Luzia?

Localizado em Vila Velha, bem na entrada da baía de Vitória, o farol Santa Luzia foi construído a pedido de João Maurício Wanderley, o Barão de Cotegipe e ministro da guerra do império, em Glasgow (Escócia), no ano de 1870, e trazido para o local onde se encontra (Vila Velha-ES), pelo engenheiro Zózimo Barroso.

 Entrou em funcionamento em 1871, quando foi inaugurado por D. Pedro II (1840-1889), visando orientar as embarcações que normalmente transitam de e para os portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Em um dos pontos de vista que o farol possibilita é possível ver ao mesmo tempo três municípios da região metropolitana: Vila Velha (onde o Farol está localizado), Vitória e Serra.

Atualmente seu funcionamento utiliza álcool, gás e eletricidade, um sistema automático que foi montado na França.

Farol de Santa Luzia em Vila Velha
Farol de Santa Luzia em Vila Velha


Como chegar:

 Rua Santa Luzia, Ponta de Santa Luzia, Praia da Costa.

Do Centro de Vila Velha, acesse a Av. Champagnat e siga até a Praia da Costa. Vá pela Av. Gil Veloso, acesse a Rua Santa Luzia e siga até o farol.

Você já visitou o  Farol de Santa Luzia em Vila Velha? O que achou?


Fonte: Prefeitura de Vila Velha e Wikipédia 

Artigos Relacionados:



Quer ficar por dentro de todas as novidades capixabas? Empregos, Concursos, Cursos e Eventos?  Então curta a página do Blog Vitória Online no Facebook!




0 comentários: