19 de ago de 2013

Conheça o Museu Mello Leitão em Santa Teresa no Espírito Santo!

 Museu Mello Leitão em Santa Teresa no Espírito Santo! - Santa Teresa, um dos lugares mais gostosos aqui do estado, fica na Região Serrana. Um clima das montanhas, cidade turística e uma das cidades turísticas do Espírito Santo.

Um dos pontos turísticos de Santa Teresa é o Museu " Mello Leitão".

 

Museu "Mello Leitão" em Santa Teresa
 Museu Mello Leitão em Santa Teresa no Espírito Santo!


O Museu de Biologia Professor Mello Leitão em Santa Teresa

O Museu da cidade de Santa Teresa tem como principais objetivos , colecionar  plantas e animais com fins científicos e o desenvolvimento e apoio de pesquisa biológica, especialmente sobre a flora e fauna da Mata Atlântica, a educação ambiental e a preservação da memória de Augusto Ruschi.

Informações sobre o Museu de Santa Teresa

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão foi fundado em 26 de junho de 1949 pelo naturalista capixaba Augusto Ruschi.

O nome do Museu é uma homenagem a Cândido Firmino de Mello Leitão, professor e amigo.

 Espaços do Museu  "Mello Leitão"

- Jardim Rupestre - é um espaço em que se procura reproduzir ambientes pedregosos. É constituído de espécies de plantas nativas do Espírito Santo.

Viveiros - Os viveiros animais apreendidos por órgãos de fiscalização. Esses animais permanecem no museu por não terem condições de readaptação ao meio natural.Espécies como sagüis fazem parte do criadouro.

- Pavilhão de Botânica

- Epitáfias são plantas que utilizam outros vegetais como suporte, sem parasitá-los e sem entrar em contato com o solo.

A Casa das Epitáfias é o local onde se mantém uma coleção viva de plantas nativas da Mata atlântica, como Bromélias, cáctus, samambaia e orquídeas.

- Ofidiário - O Ofidiário expõe cobras vivas para que os visitantes possam conhecer e observar as diferenças entre algumas espécies brasileiras. Pavilhão de Ornitologia -

 - Ornitologia é a parte da zoologia que estuda as aves. O pavilhão expõem alguns animais brasileiros empalhados, principalmente aves encontradas na Mata Atlântica do Espírito Santo. Estande de Orquídeas - Construído no final da década de 1940, o estande foi a primeira obra de Ruschi dedicada ao Museu.

Onde fica o Museu?

 O Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML) está localizado a 75 km de Vitória, em Santa Teresa, na região serrana do estado do Espírito Santo.

Museu de Santa Teresa - ES


Visitas ao Museu Mello Leitão

O Museu está aberto à visitação oferecendo uma área verde de 4.000 m² composta por espécies da Mata Atlântica e outras que foram introduzidas devido às suas características ornamentais ou como fonte de alimento para a fauna, principalmente beija-flores.

Outros atrativos do parque de visitação são os viveiros de animais (aves, macacos, cobras e jabutis), construções históricas e exposições sobre temas diversos.

 Visitação: Terça a Domingo e feriados, das 8:00 às 17:00 horas.

Para visitas monitoradas é necessário agendamento prévio.

Endereço do Museu de Santa Teresa - ES 

 Endereço: Av. José Ruschi, 4 - Centro - Santa Teresa - ES. Telefone: (27)3259-1182 E-mail: ruschi@terra.com.br Site: www.melloleitao.iphan.gov.br

Mais informações: Site de Santa Teresa

Artigos Relacionados :

0 comentários: