19 de nov de 2014

E o Novo Aeroporto de Vitória? Sai ou não Sai?

Há muitos anos os capixabas esperam a promessa de um aeroporto novo, saiba a que pé anda essa história de aeroporto novo!


Os capixabas já estão acostumados com a piadinha de que o aeroporto da capital parece um ponto de táxi, não é pra menos, o aeroporto é muito aquém de uma capital, de um estado que a cada ano cresce mais, recebe mais indústrias, turistas, moradores...


Ampliação e Reforma do Aeroporto


Em Julho , o governo federal publicou no Diário Oficial da União o novo edital de licitação para ampliação e reforma do aeroporto de Vitória, conforme anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em Vila Velha (ES).

Ela afirmou que devido a complicações com licitação anterior, a solução encontrada foi criar outra para atender demanda antiga da população capixaba. São obras para construção de novo Terminal de Passageiros, estacionamento, novo sistema de pistas de pouso, decolagem e taxiamento, novo pátio de aeronaves e novo acesso viário.

E o Novo Aeroporto de Vitória? Sai ou não Sai?
E o Novo Aeroporto de Vitória? Sai ou não Sai?

“Publicamos o edital, vamos licitar, vamos construir um novo terminal de passageiros, vamos construir um novo sistema de pista e de pátio. (…) Nós vamos fazer um aeroporto aqui do tamanho do Espírito Santo. E um aeroporto do tamanho do Espírito Santo não é um aeroporto para 3 milhões de passageiros, é um aeroporto para no mínimo, 10 milhões de passageiros/ano. E falo que é do tamanho do Espírito Santo, e é condizente com o dinamismo e as necessidades dessa população”, considerou.

 Como será o novo Aeroporto da capital Capixaba

A proposta é construir um novo Terminal de Passageiros (TPS) de 28 mil m2 projetado para atender, por ano, a 10 milhões de usuários (soma do terminal atual e novo). Saturada, a capacidade de operação hoje é de 4,2 milhões de pessoas.

Leia também: Vagas de emprego para trabalhar na obra do Aeroporto em Vitória

Embarque e pista

Serão cinco pontes de embarque e 31 balcões de check-in. A nova área de estacionamento de veículos passa das atuais 592 vagas para 2.054 novas vagas. Já a nova pista terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura e será construída em direção ao mar, “contribuindo em termos ambientais com a redução dos níveis de ruídos aeronáuticos e vibrações sobre o entorno urbano do aeroporto”, frisa o edital.

Fonte: Blog do Planalto

Leia também:

Quer ficar por dentro de todas as novidades capixabas? Empregos, Concursos, Cursos e Eventos?  Então curta a página do Blog Vitória Online no Facebook!

0 comentários: