11 de out de 2016

A origem e o Significado da expressão Canela Verde

Saiba a origem e o significado da expressão canela verde!


Sempre quis saber porque quem nasce em Vila Velha é chamado de Canela verde?

Saiba nesse post a origem e o significado dessa expressão.

Diz a lenda que quando os portugueses chegaram a Vila Velha ao colocarem os pés no mar ficaram com estes cheios de limo verde, passando, surgindo assim o termo canela verde para os nascidos em Vila Velha.


A princípio, o nome canela-verde era dado exclusivamente ao cidadão nascido na sede de Vila Velha, estendendo-se hoje para os de todo o município.

A expressão canela-verde tem sua origem nos portugueses que deram início à colonização do solo espírito-santense.

A origem e o Significado da expressão Canela Verde


A origem e o Significado da expressão Canela Verde
A origem e o Significado da expressão Canela Verde


Dizem que, quando Vasco Fernandes Coutinho aqui chegou para tomar posse da capitania hereditária recebida do rei de Portugal, D. João III, batizou o lugar de Espírito Santo por aqui ter chegado num domingo de Pentecostes e iniciou as primeiras incursões pelas bandas do Morro do Moreno para então ancorar a caravela Glória na enseada da Prainha de Vila Velha.

Sob repetidas salvas de tiro de canhão, a caravela Glória enfumaçou o pequeno abrigo marítimo, espantando para o fundo da mata os gentios.

Com isso os primeiros passos para o desembarque haviam sido dados.

A embarcação, com as suas velas arriadas, estava ancorada a ferros.

Fixada ao mar, restava soltar as suas amarras e prendê-las em terra firme. Para que isso ocorresse, da tripulação, o capitão-mor Vasco Fernandes Coutinho escalou alguns homens.

Essa operação era muito importante, pois proporcionaria estabilidade à embarcação, impedido-a de ficar à deriva influenciada pelas marés e pelos ventos.

Canela verde


Verificada a profundidade por onde desceriam os homens na condução das amarras a terra, a tarefa foi iniciada. 

Os tripulantes escalados, arregaçando e puxando as calças acima dos joelhos, desceram do pequeno escaler que lhes servia de apoio e puseram mãos à obra. 

O trabalho lhes parecia corriqueiro a eles, tripulantes de caravelas, não fosse um pequeno e importante incidente. Suas canelas estavam verdes por causa de limo verde.

Quanto ao nome canela-verde adotado em 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, há mais de quatro séculos e meio permanece imutável, embora extinta do cenário do sítio histórico de Vila Velha antiga a grande representante dessa simbologia: a alga verde-alface.


Gostaram de saber qual origem e o Significado da expressão Canela Verde?


Fonte: Morro do Moreno



0 comentários: