2 de dez de 2017

40 Curiosidades sobre o Estado do Espírito Santo!

Veja nosso post especial com 40 Curiosidades sobre o Estado do Espírito Santo!

Procurando conhecer mais sobre o Espírito Santo?

Chegou no lugar certo, reunimos 40 curiosidades sobre o estado, sua cultura, tradições, pontos turísticos e muito mais.

Confira:

40 Curiosidades sobre o Estado do Espírito Santo!



1-  A capital da cidade é a cidade de Vitória.

 2- O Espirito Santo é o 4° menor Estado do Brasil. Localizado na Região Sudeste.

3- A primeira cidade do estado foi a Vila do Espírito Santo (atual Vila Velha), que deu nome à capitania, à província e ao estado. Ela foi também a primeira capital regional.

4- Capixaba significa terra limpa para plantação, roçado, roça. Os índios da região chamavam a suas plantações de milho e mandioca de capixaba e “com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo”.

40 Curiosidades sobre o Estado do Espírito Santo!
40 Curiosidades sobre o Estado do Espírito Santo


5-  O estado possui 73 ilhas. Localizadas na costa do estado, 50 delas estão na capital Vitória.

6- As maiores cidades do estado são: Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória e Cachoeiro do Itapemirim.

Saiba quais são os melhores bairros para morar na Serra ( Grande Vitória) - Espírito Santo!

7-  De acordo com o Censo IBGE 2010, as Igrejas evangélicas são seguidas por 33,1% dos capixabas, o que faz do Espírito Santo o estado mais evangélico do Brasil.

8- Vitória é uma das três capitais-ilhas do Brasil, ao lado da maranhense São Luís e da catarinense Florianópolis.

9- A costa do estado foi reconhecida por navegadores portugueses em 1501. A partir daí foi alvo da ação de contrabandistas de pau-brasil por um longo período.

10- O Espírito Santo foi um dos estados brasileiros que mais recebeu colonos alemães. Ele possui também um grande contingente de descendentes de italianos.

11- . A economia do estado destaca-se pela agricultura, a pecuária e a mineração.

12- As cidades capixabas de Anchieta e Presidente Kennedy foram recentemente apontadas pelo IBGE entre os dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do país.

13-  O Espirito Santo é o maior exportador de mármore e granito da América Latina e a segunda maior mineradora transoceânica de minério de ferro do Mundo.

14-  O Produto Interno Bruto do Espírito Santo é de de aproximadamente US$ 82 milhões (dado do ano de 2 014), posicionando-se como o 11º maior do Brasil.

15-  Os italianos estão muito presentes na vida da sociedade capixaba. Foram eles que fundaram muitas das cidades, e há ainda vários grupos de dança típica italiana e festas de inspiração italiana, assim como muita influência culinária.

16-O  litoral capixaba é plano, e o interior é montanhoso. O estado abriga algumas das montanhas mais altas do Brasil.

17- . A produção de panelas de barro e o artesanato de conchas de Piúma, produzindo colares, pulseiras, cinzeiros e enfeites de conchas e búzios, são o que há de mais típico no Espírito Santo.

18- Localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Serra do Caparaó abriga o terceiro pico mais alto do país: o Pico da Bandeira, com 2 892 metros de altitude. Detalhe: a maior parte do parque fica em território capixaba.

19- O estado possui festas famosas, como a Festa da Polenta e o Festival de Arte e Música de Alegre, Festa de Nossa Senhora da Penha ...



20- Segundo a Fundação Getúlio Vargas, Vitória é a segunda capital com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, depois de Florianópolis. Ainda de acordo com a FGV, ela é também a nona melhor cidade para se trabalhar.

12 motivos para morar em Vitória - Espírito Santo -  Saiba  porque você vai amar morar na capital capixaba!

21- A atividade turística concentra-se no litoral, onde há belas praias, como a de Itaúnas e a de Guarapari. O pico da Bandeira, terceiro mais alto do país, é outro destino turístico bastante procurado.

22- Vitória foi considerada pela ONU como a quarta melhor cidade do país para se viver.

23-  As praias de areia monazítica de Guarapari, são aconselhadas para a cura de reumatismo e artrose.

24- O Espírito Santo é um dos estados com maiores índices de criminalidade do país, com 47,4 homicídios para cada 100 mil habitantes. O estado mais violento é Alagoas, com 72,2 homicídios/por 100 mil.

25-  O produto agrícola tradicional é o café. Seguem-se a ele, em ordem de importância, as culturas de milho, banana, mandioca, feijão, arroz e cacau.

26- Os times de futebol com maior número de torcedores são o Vitória Futebol Clube e o Rio Branco Futebol Clube. O único que chegou a participar de um Campeonato Brasileiro foi o Vitória.

27- Geralmente os capixabas torcem para times do Rio de Janeiro.

28- A culinária capixaba mantém as tradições aprendidas com seus colonizadores e indígenas. Baseia-se no pescado preparado em panelas de barro.

29- As cores da bandeira do Espírito Santo simbolizam as cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital. O lema “Trabalha e Confia” foi inspirado na doutrina de Santo Ignácio de Loyola: “Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus”.

30- O Espírito Santo tem lugares belíssimos, do litoral às montanhas, mas infelizmente o turismo é mal divulgado, o que vem mudando com as Redes Sociais e os diversos Blogs legais que tem feito um ótimo trabalho divulgando as belezas do nosso estado.

31- O prato mais famoso do estado é a Moqueca Capixaba, dizem que é a verdadeira moqueca como diz a frase: "Moqueca só capixaba, o resto é peixada!"

32- Um dos poucos estados brasileiros em que a capital não é a maior cidade é o Espírito Santo. A maior cidade é Serra.

33 - As cidades que constituem a região metropolitana de Vitória são, além da capital: Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Viana e Fundão. Ao todo, ela possui 1,8 milhão de habitantes.

34- Vitória foi considerada a melhor capital para o jovem iniciar carreira.

35- Vitória possui dois portos: o porto de Vitória e o de Tubarão, que formam o maior complexo portuário do Brasil.

36- Por estar localizada numa região de muitas ilhas e morros, Vitória possui pouco espaço para crescer. Não é sem motivos, portanto, que se transformou numa das cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil.

37- A festa da Penha é considerada como o maior evento religioso do Espírito Santo e a terceira maior festa em devoção à Maria do Brasil.

38- O Convento da Penha, um dos pontos turísticos mais famosos do ES, está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude.

39- Existe uma pedra no Espírito Santo que muda de cor cerca de 36 vezes ao longo do dia: Pedra Azul,  que fica no município de Domingos Martins, região serrana do Estado.

4- - O Congo, gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo é uma das maiores tradições do estado. As banda de congo são conjuntos musicais que tocam e cantam principalmente em festas religiosas.

Gostaram das 40 Curiosidades sobre o Estado do Espírito Santo!? Tem mais alguma curiosidade para compartilhar? Comente!

0 comentários: